Ortodontia e Ortopedia Facial

São as áreas da Odontologia que abrangem o movimento e o posicionamento dos dentes, bem como o desenvolvimento dos ossos da face. É altamente recomendada para casos como excesso ou falta de espaço entre os dentes, má-oclusão, desalinhamento da mordida e falhas no desenvolvimento da parte óssea do rosto.

 

A Ortopedia facial envolve especificamente o trabalho com as estruturas ósseas, com destaque para a relação entre ossos mandibular e maxilares.

Periodontia

A Periodontia atua na prevenção e no tratamento de doenças como periodontite e gengivite, além de também realizar procedimentos como aumento de coroa clínica e estéticos como a gengivoplastia. Além disso ainda auxilia na prevenção e nos cuidados necessários para que as pessoas que já apresentam patologias como inflamações, diabetes e sensibilidade excessiva nos dentes. Vale lembrar que a doença periodontal está relacionada a esses quadros e a outros como AVC e doenças cardiorrespiratórias.

Prótese Dentária

A inserção de uma prótese é um procedimento complexo e deve ser conduzido por um dentista especialista, desde o início até a adaptação do paciente às mesmas.
 
A perda de dentes ou danificação de estruturas da boca causa bastante desconforto funcional e estético para os pacientes, afeta a autoestima e a vida social e ainda traz complicações para o dia a dia, como problemas na mastigação e na fala.

Cirurgia Odontológica

Essa especialidade é a responsável pela realização de todas as intervenções e procedimentos cirúrgicos como extração de sisos, remoção de lesões benignas, bichectomia, gengivoplastia, enxertos ósseos e gengivais, dentre outras.  
 
As cirurgias odontológicas devem ser realizadas apenas por cirurgiões dentistas e que sejam profissionais especializados nessa área. Tenha muita atenção ao escolher um profissional para realizar qualquer procedimento cirúrgico.
 

Disfunção Temporomandibular

É a parte da Odontologia que se dedica ao tratamento das articulações temporomandibulares, cuja principal função é promover e sustentar a ligação entre a mandíbula e o crânio. Essa estrutura é extremamente importante para a movimentação da mandíbula e qualquer disfunção pode trazer problemas para a saúde orofacial do paciente. Dessa forma, precisa ser devidamente avaliada e receber os cuidados específicos.

Implantodontia

Essa é a área da Odontologia dedicada ao preenchimento de estruturas, por meio do implante dental ossointegrado. Engloba todos os procedimentos como implantes dentários, levantamento de seio maxila, enxertos ósseos e gengivais.
 
A Implantodontia tem alta complexidade e é estritamente recomendado que se façam tratamentos com profissionais idôneos e devidamente qualificados e habilitados para tal.

Odontologia Estética

Esse ramo da Odontologia diz respeito à beleza e aparência dos dentes e gengivas, sem necessariamente envolver uma patologia ou um procedimento de saúde bucal. Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, requer o mesmo rigor técnico e qualificação profissional que todos os processos relacionados às demais áreas.
 
A Odontologia Estética pode vir em complemento a tratamentos ligados a outras esferas da saúde orofacial, como alinhamento da mordida, inserção de implantes, facetas e coroas de porcelana, lentes de contato e outros.

Harmonização Orofacial

Odontopediatria

Campo fundamental da Odontologia para que os cuidados com a saúde bucal comecem na hora certa e assim a criança evite diversos problemas odontológicos. A Odontopediatria trabalha exclusivamente com bebês e crianças, no âmbito clínico e com os pais e responsáveis na difusão de informações e conscientização. A área abrange cuidado com a dentição, aleitamento materno, alimentação em geral e boas práticas de higiene, entre outros.

Endodontia

Essa é a área que estuda e trata a parte interna do dente (chamada de poupa ou nervo do dente) e sua relação com as demais estruturas da boca. Para isso contamos com a experiente e querida Dra. Amanda.
 
É na esfera da Endodontia que se tem o conhecido tratamento de canal, mas não é só isso que o profissional realiza. Casos de fraturas, tratamentos pré-canal e cirurgias paredodônticas (que precisam acessar a raiz por fora do dente).

Dentística Restauradora

Trata-se da parte que cuida da recuperação e restauração de estruturas danificadas no tratamento, por acidente ou em decorrência de patologias diversas como a cárie. A Dentística Restauradora aproxima-se da Odontologia Estética, porém em caráter mais clínico.

SITE DESENVOLVIDO POR AGÊNCIA VETTA